Roman Abramovich doará lucros da venda do Chelsea para vítimas da guerra na Ucrânia

Bilionário russo confirmou nesta quarta-feira (2) que o clube inglês de futebol está à venda. Fundação servirá para financiar necessidades urgentes das vítimas e apoiar os projetos de recuperação dos estragos da guerra.

O bilionário russo Roman Abramovich confirmou nesta quarta-feira (2) que o clube inglês de futebol Chelsea FC está à venda e que destinará os lucros da venda para vítimas da guerra na Ucrânia.

O comunicado foi feito em nota oficial, publicado no site do Chelsea nesta tarde.

Segundo o empresário, a venda não será acelerada e seguirá um planejamento adequado. O lucro da venda será usado para a formação de uma fundação com objetivo de fornecer financiar necessidades urgentes das vítimas e apoiar os projetos de recuperação dos estragos da guerra.

“Na situação atual, tomei, portanto, a decisão de vender o Clube, pois acredito que seja do interesse do Clube, dos adeptos, dos colaboradores, bem como dos patrocinadores e parceiros do Clube”, diz o texto.

“Além disso, instruí minha equipe a criar uma fundação de caridade onde todos os lucros líquidos da venda serão doados. A fundação será para o benefício de todas as vítimas da guerra na Ucrânia. Isso inclui fornecer fundos essenciais para as necessidades urgentes e imediatas das vítimas, bem como apoiar o trabalho de recuperação de longo prazo”, diz Abramovich.

O magnata adquiriu o clube inglês, em maio de 2003, por 140 milhões de libras. No período, injetou mais de 2 bilhões de libras entre contratações e estrutura para o clube.

Foram 21 troféus conquistados. O time inglês é o atual campeão da Liga dos Campeões da Europa e a última conquista foi o Mundial de Clubes, ao bater o Palmeiras em fevereiro deste ano.