Nobel da Paz 2021 vai para os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov por defesa da liberdade de expressão

Profissionais das Filipinas e da Rússia ganharam o prêmio ‘pela corajosa luta’ dos profissionais em seus países. Comitê norueguês do Nobel afirmou que a liberdade de expressão é ‘pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura’.

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão, anunciou o comitê norueguês do Nobel nesta sexta-feira (8).

A entidade afirmou que Ressa e Muratov receberam o Nobel da Paz “pela corajosa luta” nas Filipinas e na Rússia, respectivamente, e que a liberdade de expressão “é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura”.

“[Os laureados] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”, afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel.

Os dois jornalistas ajudaram a fundar veículos de comunicação independentes em seus paísese vão dividir o prêmio. Muratov é um dos fundadores de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados.