Calor extremo – por que dias tão quentes?

Nas últimas semanas, várias cidades brasileiras registraram temperaturas recorde. O fenômeno é global e atinge até os polos do planeta. E a perspectiva é de que o calor veio para ficar.

Foram 43,5ºC no interior de São Paulo, 44ºC em Cuiabá… Recordes foram registrados em várias regiões do Brasil nas últimas semanas. Na tarde em que o Estado de São Paulo teve a maior temperatura da sua história, Renata Lo Prete ligou para Anne Lottermann, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional.

Anne conta quais são as perguntas que mais ouve em dias de calorão. Na sequência, Renata entrevista o físico Paulo Artaxo, professor da USP, integrante do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

Artaxo explica como o aumento das temperaturas vai além da previsão do tempo, como ele está relacionado às mudanças climáticas e os efeitos de tanto calor no nosso organismo e no ecossistema. Ele fala também sobre como temperaturas extremas serão cada vez mais frequentes e relembra países onde as ondas de calor provocaram dezenas de mortes.