Prédios serão iluminados de verde para celebrar Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Nesta segunda, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. No Recife, prédios de empresas privadas e órgãos públicos serão iluminados pela cor verde, que simboliza a ideia de renascimento das reivindicações de igualdade, de oportunidade e acessibilidade, além da esperança em dias melhores para todas as pessoas com deficiência.

A articulação para a campanha ficou a cargo do Grupo Mulheres do Brasil, uma organização sem fins lucrativos que reúne 60 mil mulheres em diversas cidades do Brasil e em 24 cidades do exterior. O grupo foi criado pela Empresária Luiza Helena Trajano com o propósito de atuar em prol o protagonismo feminino e estimular a participação na construção de um Brasil que seja melhor para todos os cidadãos, através da responsabilidade e inclusão social. A atuação do Grupo gira em torno de programas de políticas públicas inclusivas nos campos da educação, das artes e da cultura em benefício das pessoas com deficiência. Tem como meta dar projeção às dificuldades desta parcela da população e, ao mesmo tempo, oferecer soluções para reduzir a desigualdade de oportunidades e a falta de acesso a serviços.

No Recife, Confirmaram participação na ação, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Superintendência do Trabalho e a Globo Nordeste, que iluminará a antena da TV, além de  empresas privadas da cidade que confirmaram apoio à campanha e a população está sendo mobilizada para usar alguma peça na cor verde como forma de engajamento e defesa da inclusão da pessoa com deficiência.

Ainda  com esse propósito, participantes do Grupo Mulheres do Brasil e população em geral marcarão presença em encontro em frente ao Tribunal de Justiça, a partir das 18:00 desta  segunda-feira, em ato aberto ao público, para simbolizar o apoio às pessoas com deficiência (PcD).

“O Grupo Mulheres do Brasil tem o objetivo de fazer pontes entre a sociedade e as instituições públicas e privadas, conectando as comunidades que precisam com as instituições que têm a competência de realizar”, explica Roseana Faneco, que em conjunto com Simone Monte e Carla Benssousan, estão a frente do Grupo Mulheres do Brasil no núcleo Recife, atualmente com mais de 1.500 mulheres, integradas aos 11 comitês existentes, voltados para Educação, Bem Estar e Saúde, Combate à violência à mulher, Vozes, Meninas do Brasil, 60+, Comunicação, Mundo Digital, Empreendedorismo, juridico e Igualdade Racial.

A data foi instituída pela Lei 11.133/2005, que visa promover e debater a inclusão social e a acessibilidade para às pessoas com deficiência. Para realçar essa questão o Grupo Mulhres do Brasil, promove ainda nesta data uma live às 20:00, com uma das representantes do comitê Vozes, a Fonaudióloga Poliana Kazmhinsy e a jornalista Natália Rosa que é PcD e trará uma visão real do que pode ser feito para que a inclusão seja uma realidade em nosso pais e que às Leis existentes nesse sentido sejam devidamente cumpridas, através da inclusão social e acessibilidade.

Segundo o IBGE, 6,2% da população do país têm algum tipo de deficiência, mas apenas 441 mil de pessoas com deficiência estão empregadas, o que representa menos de 1% do total de empregos formais do Brasil.

As lideranças do Grupo Mulheres do Brasil fazem um apelo a todos Recifenses, para que estejam atentos à legislação e busquem alternativas para apoiarem essa campanha de inclusão, bem como que se unam a onda verde que invade a cidade no sentido de lembrar a importância da luta da pessoa com deficiência, celebrada nesta data.