Com manifesto antirracista, Hamilton revela design de capacete para retorno da F1

Carregando mensagem do movimento “Vidas Negras Importam”, capacete que hexacampeão utilizará em 2020 foi desenhado pelo brasileiro Raí Caldato

Depois da Mercedes anunciar a mudança na pintura do carro com que vai disputar a temporada, foi a vez da dupla da equipe alemã revelar homenagens aos movimentos antirracistas que ressurgiram com força no último mês. Único piloto negro da F1, Lewis Hamilton eliminou a cor branca do capacete com que vai correr em 2020, acrescentando o preto e dando destaque para a campanha “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em português).

– Eu acabei de chegar aqui no circuito da Áustria. Após pensar muito no design do carro e do macacão, eu também decidi fazer o capacete preto e roxo para esse ano. Estou vendo pela primeira vez e, normalmente, meu capacete é branco, meu macacão é branco… E aqui no topo tem o principal motivo (o logo do movimento “Vidas Negras Importam”) de mudarmos o capacete, o macacão e o carro, apoiar igualdade acima de tudo e continuar espalhando essa importante mensagem – disse o britânico no vídeo abaixo.

Lewis Hamilton revela novo capacete para a temporada 2020 de F1

O design do capacete de Hamilton foi feito pelo brasileiro Raí Caldato, que trabalha com o filho do Sid Mosca, a mente criativa por trás dos capacetes de Ayrton Senna. O casco do britânico ainda apresentou mudanças sutis em alguns elementos já utilizados pelo piloto, como a frase “Still We Rise” (“Ainda assim, nós nos levantamos”), que substitui o mote “Still I Rise” que fazia parte dos modelos anteriores.

Capacete de Hamilton para 2020 — Foto: Reprodução

Capacete de Hamilton para 2020 — Foto: Reprodução

Hamilton acrescentou, ainda, a importância de continuar promovendo o discurso antirracista, crescente em todo mundo desde a morte de George Floyd, um homem negro asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos, ressaltando a responsabilidade social da Fórmula 1 na promoção da diversidade:

– Como neste momento temos a atenção de todos e as pessoas estão começando a nos ouvir, essa é uma oportunidade de continuar espalhando essa mensagem e continuar cobrando quem tem responsabilidade: as marcas, as equipes da F1 e todo mundo que tem responsabilidade. Lutar para as pessoas se educarem e abrirem a mente para entender poque o movimento está acontecendo e porque precisamos lutar por igualdade. Porque ainda não é suficiente.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, da Mercedes — Foto: Divulgação/Mercedes

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, da Mercedes — Foto: Divulgação/Mercedes

– Mesmo que alguém lhe diga ‘estamos fazendo alguma coisa’ ou ‘estamos tentando’, eles precisam se esforçar mais, porque ainda é um grande problema que o mundo esteja lutando, 60 anos depois de Martin Luther King dar sua vida por essa causa. Então é disso que se trata essa nova pintura. Eu mantive o roxo do que planejava começar com a temporada, e que é a minha cor favorita. Espero que consigam ver quando eu estiver no carro – acrescentou o hexacampeão.

Valtteri Bottas, colega de equipe do britânico, também adicionou uma lembrança aos manifestos contra a discriminação no capacete que vai utilizar nesta temporada. Com o azul predominante, a parte traseira da proteção exibe uma ilustração onde mãos de várias etnias se seguram e a frase “Stronger Together”, que em português, significa “Fortes juntos”.

Capacete de Valtteri Bottas para Fórmula 1 em 2020 — Foto: Reprodução/Twitter

Capacete de Valtteri Bottas para Fórmula 1 em 2020 — Foto: Reprodução/Twitter

Nesta semana, já no Circuito de Spielberg, a Mercedes revelou seu carro com a nova pintura em alusão à iniciativa de inclusão e diversidade aderida pela marca e pela própria Fórmula 1. Pela primeira vez, a equipe deixou de lado o tradicional prata, adotando a cor preta como lembrança de que “Vidas Negras Importam”.