No Barco Pelo Mundo comenta quais documentos são necessários para entrar e sair de um país com o veleiro

Muitos seguidores do casal Tatá Martino e Freire, do perfil “No Barco Pelo Mundo” ainda têm diversas dúvidas de como funciona viajar ao redor do mundo em veleiros, por isso, eles decidiram responder uma das principais questões, quais são os documentos necessários para entrar e sair de um país com a sua embarcação.

Segundo o casal, sempre que uma pessoa precisa sair do país, como, por exemplo, no aeroporto, todos precisam apresentar seus passaportes e isso também ocorre com a entrada e saída de barcos nos países. A partir do momento que é feita a saída, é obrigatório que a embarcação saia do país.

Ao chegar em outro país é necessário fazer primeiramente a entrada da tripulação, ou seja, ir na polícia para dar entrada nos passaportes e depois do barco. Muitas vezes é preciso ir em 2 locais diferentes.

No caso da União Europeia, após fazer a entrada no primeiro porto, é possível circular entre todos os países europeus sem necessidade de nova imigração, apenas sendo necessário apresentar os documentos quando sair da Europa. No caso da Grécia é diferente, pois cada ilha que visita, é preciso dar entrada e saída.

Existem países, por exemplo, como a Albânia, que só se pode fazer a entrada e saída com um despachante.

Vale lembrar que a permanência nos países europeus, para brasileiros, é de três meses sem visto, também servindo para pessoas com veleiros.

“Outra questão bem importante para quem pretende viver esse estilo de vida é quanto custa para ficar ancorado em uma marina. O valor varia na época do ano, por exemplo, no verão é entre 60 euros a 200 euros por dia, então para economizar, procuramos ancorar em enseadas abrigadas, que não tem custo, ou por exemplo na Grécia, piers públicos que são bem baratos”, expõe Freire.

“Só optamos em atracar em alguma marina em caso de ventos muito fortes e quando precisamos fazer alguma manutenção no barco”, finaliza Tatá Martino.

Conheça mais No Barco Pelo Mundo:
https://instagram.com/nobarcopelomundo

https://m.youtube.com/c/NoBarcoPeloMundo

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

TAGS: No Barco pelo Mundo, Tatá Martino e Freire