Cientistas encontram planeta similar a Júpiter, que desafia leis da física e tem alta temperatura

Planeta Halla, que se aproxima em tamanho do gigante gasoso do Sistema Solar, sobreviveu a uma catástrofe que sua estrela causou

Cientistas descobriram um novo planeta, localizado a 520 anos-luz de distância da Terra, que se assemelha muito ao gigante Júpiter, do nosso Sistema Solar. Supostamente ele resistiu a uma transição violenta a que a estrela que orbita passou.

O planeta gasoso é conhecido como 8 UMi b, foi descoberto por astrônomos coreanos, e recebeu o nome de Halla, em homenagem à montanha mais alta da Coreia do Sul, considerada um marco importante do país.

Halla orbita a estrela Baekdu, que é algumas vezes maior que o Sol e compõe a constelação de Ursa Menor. 

O exoplaneta está a 68,8 milhões de quilômetros de Baekdu, sendo essa metade da distância entre a Terra e o Sol, por isso é considerado pelo cientistas como um Júpiter quente, uma classificação para exoplanetas semelhantes a Júpiter, que tem as temperaturas mais altas.

Observações feitas pelo satélite Transiting Exoplanet Survey, da Nasa, mostram que a estrela já consumiu todo seu estoque de hidrogênio e agora está queimando hélio. Os mesmos estudos mostram que Baekdu já se transformou em uma estrela gigante vermelha, mas não se sabe ainda como o planeta sobreviveu a esse processo.