Coreia do Norte lança dois mísseis em resposta a manobras dos EUA e da Coreia do Sul

A Coreia do Norte afirmou ter disparado nesta segunda-feira (20) dois mísseis capazes de realizar um “ataque nuclear tático” e destruir bases aéreas inimigas, em resposta a manobras aéreas realizadas no dia anterior por seu vizinho sul-coreano com os Estados Unidos. 

Pyongyang já havia disparado um de seus mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) no sábado e advertiu que mais seriam lançados. 

Após o disparo, Seul e Washington conduziram exercícios militares conjuntos diante do que consideram ameaças crescentes de Pyongyang. A Coreia do Norte vê esses exercícios como preparativos para a guerra. 

A agência de notícias estatal KCNA afirmou nesta segunda-feira que o exército realizou os disparos hoje em resposta a essas manobras conjuntas.

Os lançamentos envolveram “lançadores de foguetes múltiplos supergrandes”, que são “meios táticos de ataque nuclear” poderosos o suficiente para “reduzir a cinzas” as bases aéreas inimigas, insistiu. 

A irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un alertou, por sua vez, que o país está monitorando de perto as ações conjuntas de Seul e Washington. 

“A frequência com que usamos o Pacífico como campo de tiro depende das ações das forças dos EUA”, insistiu Kim Yo Jong em um comunicado divulgado pela KCNA.