China anuncia primeiro hospital de inteligência artificial do mundo

A China revelou nesta segunda-feira (03), um grande avanço na área da saúde: o primeiro hospital de inteligência artificial (IA) do mundo, equipado com médicos robóticos capazes de atender cerca de 3 mil pacientes por dia. Desenvolvido pela Universidade Tsinghua, em Pequim, o “Hospital Agente” promete economizar milhões de dólares com sua interação automatizada e aumentar a eficiência do atendimento médico.

Liu Yang, líder da equipe responsável pelo desenvolvimento da instalação, destacou os imensos benefícios que o hospital de IA trará tanto para os profissionais médicos quanto para os pacientes. Em entrevista ao “Global Times”, Yang explicou que os testes conduzidos pelos pesquisadores chineses mostraram que os agentes médicos de IA, alimentados por grandes modelos de linguagem da medicina, atingem uma taxa de precisão impressionante de 93,06%. Segundo ele, seriam necessários cerca de dois anos para que médicos humanos alcançassem a mesma performance de atendimento.

O hospital de IA, cuja operação está prevista para o segundo semestre de 2024, será capaz de realizar todo o processo profissional: diagnóstico, exames, tratamento de enfermidades e acompanhamento dos pacientes, incluindo telemedicina. Atualmente, a configuração hospitalar inclui 14 médicos e quatro enfermeiros robóticos. Os médicos são responsáveis por diagnosticar doenças e formular planos de tratamento detalhados, enquanto as enfermeiras se concentram no apoio diário aos pacientes.