Apple lança novo iOS e “ aposenta” iPhones mais antigos; saiba quais são os modelos

Novo sistema deve começar a valer no segundo semestre deste ano e os iPhones 8,8 Plus e X não serão mais compatíveis

A empresa Apple anunciou o novo sistema iOS 17 na última segunda-feira (5) na conferência de desenvolvedores WDC 2023.

O novo sistema trará algumas novidades para os aparelhos, porém alguns modelos antigos não serão mais compatíveis. O iPhones 8, 8 Plus e X, que foram lançados em 2017, não poderão mais atualizar o sistema operacional, segundo a companhia.

Com a atualização do iOS 16 no ano passado, os iPhones 6s, 7 e 7 Plus ficaram de fora da atualização. Todo ano a Apple lança um novo sistema operacional e os aparelhos mais antigos ficam incompatíveis. O atualização do sistema iOS 17 deve chegar no segundo semestre, junto com novos aparelhos da Apple, o iPhone 15.

Os iPhones XS, XS Max, XR são compatíveis e podem atualizar para o iOS 17, assim como os iPhones SE (2020) SE (2022). Os modelos mais novos, os iphones 11,12,13 e 14 também estão dentro da atualização

Atualizações

O Imessage, aplicativo de mensagens do próprio celular, transcreverá automaticamente os áudios, além de permitir o compartilhamento da localização. Além disso, os celulares vão começar a transcrever as mensagens na caixa postal em tempo real, isso dará a oportunidade de atender o celular enquanto o recado está sendo gravado.

O Airdrop, que possibilita que os aparelhos da Apple compartilhem arquivos, ganhará uma nova função. Ao aproximar um aparelho do outro, suas informações de contato serão transferidas para o outro dispositivo.

Um novo aplicativo chamado Journal funcionará como uma espécie de diário. Nele, você poderá escrever pensamentos, atividades, analisar o modo que gasta o tempo e outras tarefas diárias.

Além disso, melhorias na correção automática e ditado serão feitas. O Facetime também poderá compartilhar áudio e vídeos mesmo quando a outra pessoa não está disponível naquele momento.

O iOS também mostrará informações rápidas enquanto estiver no modo “Em espera”, que é uma nova função. Você pode deixar o celular apoiado ou carregando e ele pode ser personalizado para mostrar diferentes tipos de relógios, fotos favoritas e widgets. Isso deixará o iPhone mais útil mesmo quando está sendo visto à distância.