Musk e centenas de especialistas pedem pausa no avanço de sistemas com inteligência artificial

Grupo alerta para riscos à humanidade e propõe suspensão de seis meses em pesquisas sobre sistemas mais poderosos que o GPT-4, da criadora do ChatGPT. Iniciativa também pede criação de órgãos reguladores e responsabilização por danos causados pela IA.

O bilionário Elon Musk e centenas de especialistas assinaram, nesta quarta-feira (29), um apelo para uma pausa de seis meses na pesquisa sobre inteligências artificiais (IAs) mais potentes do que o GPT-4, o modelo da OpenAI lançado este mês, alertando para os “profundos riscos para a humanidade”.

Na carta publicada no site futureoflife.org, eles pedem uma pausa até que sejam definidos modelos de governança. Isso incluiria a criação de órgãos regulatórios, de meios de supervisão de sistemas e de ferramentas que ajudem a distinguir o que é criado por inteligência artificial.

O grupo também pede a responsabilização por danos causados pela IA e a criação de instituições que possam fazer frente às “dramáticas perturbações econômicas e políticas (especialmente para a democracia) que a IA causará”.