Kim Jong Un pede aumento exponencial do arsenal nuclear da Coreia do Norte

Em meio a ameças do Sul e dos EUA, líder norte-coreano diz que vai produzir armas nucleares táticas em massa.

O líder norte-coreano Kim Jong Un está pedindo um “aumento exponencial” no arsenal de armas nucleares de seu país em resposta ao que ele afirma serem ameaças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, informou a mídia estatal de Pyongyang no domingo (1º).

Os comentários de Kim ocorrem após a Coreia do Norte testar duas vezes no fim de semana o que alegou ser um grande sistema de foguetes de lançamento múltiplo com capacidade nuclear que poderia colocar toda a Coreia do Sul em seu alcance, de acordo com um relatório da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA). 

Falando na véspera de Ano Novo no último dia de uma sessão plenária de seis dias que revisou 2022, Kim disse que o Sul se tornou um “inimigo indubitável” e seu principal aliado, os EUA, aumentou a pressão sobre o Norte ao “máximo” nível no ano passado.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, elogiou no sábado o lançador múltiplo de foguetes (MRL) “supergrande” do país, que ele afirma colocará toda a Coreia do Sul dentro do alcance e pode ser carregado com ogivas nucleares táticas / KCNA

Kim disse que Pyonyang deve produzir armas nucleares táticas em massa enquanto desenvolve um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) que daria ao Norte uma “capacidade de contra-ataque rápido”, de acordo com o relatório da KCNA.

Os comentários de Kim vêm no final de um ano em que seu regime testou mais mísseis do que em qualquer outro momento da história da Coreia do Norte, incluindo um ICBM que poderia, em teoria, atingir o continente americano.

No sábado (30), em seu 37º dia de testes de mísseis em 2022, a Coreia do Norte disparou pelo menos três mísseis balísticos de curto alcance de um local ao sul de Pyongyang, segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Seguiu-se naquele domingo cedo com outro teste. A Coreia do Norte disse que os testes de sábado e domingo foram de um sistema de foguete de lançamento múltiplo (MRL) de 600 mm.

A maioria dos sistemas de lançamento de foguetes múltiplos em serviço em todo o mundo tem cerca de 300 mm de tamanho.

O MRL de 600 mm foi introduzido pela primeira vez há três anos e a produção aumentou desde o final de outubro de 2022 para implantação, disse Kim em seu discurso na sessão plenária no sábado, de acordo com a KCNA.

Mais tarde, ele acrescentou que mais 30 do MRL de 600 mm serão implantados para os militares simultaneamente.

Kim disse que a arma é capaz de superar relevos elevados, pode atacar consecutivamente com precisão, tem toda a Coreia do Sul em seu campo de tiro e pode ser carregada com ogivas nucleares táticas, de acordo com o relatório da KCNA.

“Prospectivamente, como uma arma ofensiva chave de nossas forças militares, ele realizará sua própria missão de combate para subjugar o inimigo”, disse Kim.