Consignado do Auxílio Brasil: Caixa suspende oferta de empréstimo por duas semanas

Oferta está suspensa desde a última terça-feira (1º). Segundo o banco, a medida é válida até as 7h do dia 14 deste mês, devido a um processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, e que após esse prazo, o crédito voltará a ser disponibilizado.

Desde as 19h da última terça-feira (1º), está oficialmente suspensa a contratação do crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal. Já no dia anterior, o banco não dava informações sobre a oferta do empréstimo.

De acordo com a Caixa, a suspensão é válida até as 7h do próximo dia 14, e é motivada por um processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que envolve o Dataprev, a própria Caixa e o Ministério da Cidadania. Após esse prazo, segundo a instituição, o crédito voltará a ser disponibilizado.

O crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil foi liberado pela Caixa no dia 11 de outubro. Muitas pessoas que buscavam o empréstimo vinham enfrentando dificuldades para contratar o serviço pelo aplicativo Caixa Tem, além de queixas como atraso de pagamento e taxa extra de seguro.

No dia 25 de outubro, o banco informou à corte de contas que havia emprestado R$ 4,2 bilhões em consignado a 1,6 milhão de beneficiários desde 10 de outubro. Um dia antes, a Caixa informou que, atendendo a uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), congelou por 24 horas a liberação de empréstimos nessa modalidade. Esse prazo foi o intervalo dado pelo TCU para o banco dar explicações sobre o consignado do Auxílio Brasil. Antes disso, a oferta do empréstimo havia sido suspensa por um período para manutenção nos sistemas do banco e da empresa de tecnologia Dataprev.

Segundo o Ministério da Cidadania, há 14 instituições financeiras habilitadas a oferecer o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil.