Entenda o que é a hérnia de disco, condição que obrigou Wesley Safadão a pausar agenda de shows

Apesar de ter recebido alta nesta sexta-feira (1º), o artista enfrenta nível de lesão que causa dor irradiada e exige tratamento intenso 

A hérnia de disco é uma lesão que acomete principalmente a área lombar e cervical, e foi o que levou o cantor Wesley Safadão a cancelar sua agenda de shows até o dia 6 de julho e se manter afastado dos palcos.

O professor e chefe do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Rodrigo Pagnano, explica que a coluna vertebral é composta de várias vértebras sobrepostas uma à outra e entre elas há uma estrutura chamada disco intervertebral. 

Esse disco é formado por um núcleo gelatinoso, que é protegido por um tecido fibroso. Quando esse tecido se rompe e o núcleo “vaza” por completo, ocorre o que é chamado hérnia discal ou hérnia de disco.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada cinco adultos sofre de algum problema crônico de coluna no Brasil. 

O problema do cantor Wesley Safadão está localizado na lombar, entre a terceira e a quarta vértebras, e em um estágio em que há compressão dos nervos e estreitamento do canal vertebral. O artista relatou fortes dores na coluna e dormência nas pernas.

Devido aos sintomas, foi direcionado para um tratamento intenso e repouso até uma nova avaliação médica. Nesta sexta-feira (1º), ele compartilhou com seus seguidores as notícias da alta do hospital e do controle das dores, mas ainda permanecerá em repouso em casa.

O especialista destaca que o processo de degeneração discal, por si só, já causa dor. Entretanto, quando o paciente começa a apresentar quadros de compressão dos nervos, a dor passa a ser irradiada para outros membros.

Como o artista está com inflamação na região lombar, as dores são direcionadas aos membros inferiores, como pernas e pés, em conjunto com outros sintomas.