Jogos de Pequim 2022: por que Olimpíada de Inverno vai usar neve artificial em vez de natural

Evento em Pequim será o primeiro a contar quase 100% com neve produzida por máquinas, uma tendência que tem preocupado cientistas.

O principal evento esportivo de inverno do mundo realizará sua 24ª edição praticamente sem neve – a natural, pelo menos.

Mais de 222 milhões de litros de água serão usados ​​para criar neve artificial para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Serão os primeiros a contar quase 100% com neve produzida por máquinas, mas não chegam a ser um ponto fora da curva.

Um relatório divulgado pelo Sport Ecology Group, que reúne cientistas de todo o mundo em prol da sustentabilidade do esporte, destacou que as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global ameaçam o futuro dos esportes de neve e reduzem o número de locais adequados para futuras Olimpíadas de Inverno.

O trabalho, realizado por pesquisadores ligados à Universidade de Loughborough, no Reino Unido, e à organização Save Our Winters, apontou que, dos 20 locais que já sediaram os jogos desde 1924, apenas 10 teriam a “adequação climática” e os níveis naturais de neve necessários para sediar um evento em 2050.

Maddy Orr, uma das líderes do estudo, intitulado Slippery Slopes, pontuou que Pequim não é a única cidade que enfrenta problemas devido à falta de neve. “Esse é um problema recorrente em áreas montanhosas ao redor do mundo.”

Nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014, o equivalente a mais de mil campos de futebol foram cobertos com neve artificial.

“Nosso objetivo não era apontar o dedo para Pequim, mas queríamos ilustrar os desafios enfrentados pelo avanço dos esportes de neve e quem sabe iniciar uma conversa sobre como os eventos esportivos podem se adaptar a um clima em mudança”, acrescentou a pesquisadora.

Pequim disputava com a cidade cazaque de Almaty a vaga para sede dos jogos de 2022.

O Comitê Olímpico Internacional chegou a alertar em um documento de avaliação da candidatura chinesa que as instalações do distrito de Yanqing e da cidade de Zhangjiakou tinham “nível de precipitação de neve anual mínima e dependeriam inteiramente de neve artificial”.