Vestidos de noiva curtos são tendência

Com as restrições impostas pela pandemia, noivos passaram a optar por micro casamentos, o que consequentemente se refletiu na busca por vestidos de noiva com o comprimento mais curto

Não é de hoje que os vestidos de noiva curtos estão entre as apostas de noivas e estilistas, eles são preferência no que se diz respeito a cerimônia civil. Porém, agora o modelo também tem estado cada vez mais presente no casamento em si. A tendência está relacionada as restrições impostas pela pandemia, que fizeram com que noivas e noivos recorressem a micro eventos.

Segundo um estudo da Lyst, plataforma de moda global, o interesse em vestidos de noiva com o comprimento na altura ou acima dos joelhos cresceu em 170% no ano passado. Entre as personalidades que optaram pelo modelo estão a atriz Thais Fersoza, que se casou com uma peça curta de renda azul da estilista Lethicia Bronstein, e Beth Ditto, que escolheu para a cerimônia de casamento um vestido curto assinado pelo designer Jean Paul Gaultier.

Bia Paes de Barros, consultora de moda, acredita que as cerimônias intimistas contribuíram para que os vestidos com menor comprimento se tornassem tendência. Para ela, o atual contexto da moda imposto pela pandemia fez com que a noiva adquirisse uma imagem mais casual, o que levou a valorização tanto da simplicidade quanto da esportividade.

A tendência também foi impulsionada pela busca crescente por ambientes externos, uma vez que eles são considerados mais seguros para evitar o contágio de covid-19. De acordo com Bia, os vestidos de noiva curtos são um reflexo das cerimônias de casamento menos urbanas. Além disso, o clima tropical do país e a relação da mulher com seu corpo, que traz certa sensualidade, são fatores que fazem com que o modelo tenha chegado para ficar.

Quem quer usar o modelo curto em uma cerimônia religiosa pode apostar em capas ou sobrecaudas, pois elas podem ser retiradas na hora da festa. Um mix de texturas e materiais também é indicado para manter a elegância das peças de comprimento na altura dos joelhos já que, por não possuírem a mesma fluidez dos vestidos longos, elas precisam de um movimento 3D.