Ômicron contorna imunidade melhor que Delta, aponta estudo

Descoberta ajuda a explicar por que a variante se espalha com tanta velocidade; estudo foi feito com 12 mil famílias na Dinamarca.

A variante Ômicron do coronavírus contorna melhor a imunidade das pessoas vacinadas do que a variante Delta, de acordo com um estudo dinamarquês publicado na semana passada. A informação ajuda a explicar por que a Ômicron está se espalhando mais rapidamente.

Desde a descoberta, em novembro, da altamente mutada variante Ômicron, cientistas têm se apressado para descobrir se a cepa causa casos menos graves da doença e por que ela parece ser mais contagiosa do que a variante Delta, antes dominante.

Um vírus pode ser mais transmissível por uma série de razões, como o tempo que permanece no ar, sua capacidade de se prender às células ou sua evasão do sistema imunológico do corpo humano.

Ao investigarem cerca de 12 mil famílias dinamarquesas em meados de dezembro, os cientistas descobriram que a Ômicron é entre 2,7 e 3,7 vezes mais infecciosa do que a variante Delta entre dinamarqueses vacinados.