Conmebol garante que todos na Copa América serão vacinados

Entidade argumenta que, nos jogos em 2021, organizou 45 partidas no Brasil, com 44 visitantes, e não houve contaminação.

A partir do momento em que o Brasil foi definido como sede da Copa América de 2021, a Conmebol passou a ter de lidar com duas frentes: rebater críticas e atender exigências. Em relação às exigências, a entidade afirma ter acatado por completo todas as determinações que se seguiram à decisão, sobre os protocolos de segurança relativos à pandemia.

“A Conmebol confirma que vai seguir todas as determinações recebidas em relação a essas questões de protocolos. Tudo o que for determinado pelo governo brasileiro e pelas autoridades estaduais e locais será cumprido”, informou a entidade ao R7.

As exigências para as quatro sedes (Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Brasília) foram apresentadas em post do governador Ronaldo Caiado (GO) no Twitter: as partidas não terão público; haverá um sistema estilo bolha para proteger atletas, arbitragem, comissão técnica, imprensa e outros envolvidos no evento; todos os envolvidos na competição serão vacinados pela Conmebol; não haverá gastos em investimento por parte dos governos e, por fim, o tema Copa América não poderá ser politizado.

De acordo com a Conmebol, neste curto prazo de 11 dias, até o início da competição, a decisão de vacinar todos os jogadores será cumprida. Até agora seis seleções, das 10 participantes, foram vacinadas. Em relação ao prazo que a vacina leva para fazer efeito (duas semanas em média, após a segunda dose), a Conmebol acredita que não tem como interferir neste tema, afirmando apenas que irá seguir o que foi exigido.