Kamaru Usman cumpre promessa, brutaliza Jorge Masvidal no segundo round e segue como campeão no UFC 261

Simplesmente brutal. Na luta principal do UFC 261, realizado neste sábado (24), em Jacksonville (EUA), Kamaru Usman protagonizou um verdadeiro massacre diante de Jorge Masvidal. Atuando de forma segura e agressiva, o nigeriano cumpriu a promessa e venceu o norte-americano sem deixar o confronto para a decisão dos juízes. Com um nocaute avassalador no segundo round, o campeão manteve o cinturão dos meio-médios (até 77kg.).

Houve muita provocação de ambos os lados antes do confronto. Líder da divisão desde 2019, o nigeriano provou ser, de fato, o melhor da categoria e emplacou o 14º triunfo consecutivo no UFC, mantendo, também, sua invencibilidade na empresa.

Com o novo resultado positivo, realizou sua quarta defesa de título, a segunda em 2021. Em fevereiro, Usman superou Gilbert Durinho e manteve sua trajetória perfeita no Ultimate.

O revés para Kamaru marcou o segundo nocaute sofrido por Masvidal em 15 derrotas como profissional no MMA. Disposto a mudar o desfecho do primeiro encontro entre os atletas, o norte-americano não conseguiu superar a força física e qualidade técnica do nigeriano.

Na primeira vez que trocaram forças, em 2020, Usman não conseguiu vencer na via rápida. No UFC 251, o campeão superou o norte-americano na decisão unânime dos juízes.

A luta

O duelo começou com Usman tomando a iniciativa com um jab no rosto do desafiante. Masvidal respondeu com um chute baixo, defendido pelo campeão. Kamaru voltou a tocar a face do oponente com um direto. Jorge sorriu, mas seguia em desvantagem no duelo. Com um novo direto, o campeão impediu as investidas do rival. Passados dois minutos, o norte-americano seguia com dificuldades para encontrar a distância. Após arriscar uma joelhada voadora, Masvidal acabou sendo pego pelo campeão e levado ao chão. Por cima, o nigeriano golpeava o desafiante, que tentava se defender. Jorge conseguiu chegar às grades e tentava se levantar. Usman, no entanto, seguia tentando manter o adversário no chão. Perto do minuto final, Masvidal conseguiu ficar de pé e o duelo voltou a ser disputado de pé. Melhor no combate, Kamaru atingiu o oponente com uma sequência de dois diretos de direita. Jorge respondeu com dois chutes baixos, mas não havia mais tempo.

Na segunda etapa, Jorge deu o primeiro golpe, com um chute na base do campeão. Concentrado, Usman buscava o melhor momento para atacar. Masvidal seguiu apostando nos chutes baixos, enquanto o nigeriano economizava nos golpes. Passado pouco mais de um minuto, Kamaru conectou um direto que explodiu no queixo do adversário. Jorge desabou imediatamente. O campeão partiu para cima, desferiu mais ataques até que o árbitro interrompeu o duelo.