Meta é vacinar mil pessoas por hora, diz enfermeira do HC

Elaine Simões, de 45 anos, relata 1º dia de trabalho em centro de imunização de SP: “fizeram até foto da caderneta de vacinação”

A enfermeira do Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas em São Paulo, Elaine Simões, de 45 anos, se sente aliviada após aplicar e receber a primeira dose da vacina CoronaVac durante a megaoperação montada para imunizar moradores da capital do Estado. “Nossa meta é vacinar mil pessoas por hora nas 30 estações a partir desta terça-feira (19)”, afirma. “Os voluntários estão muito felizes, muitos fizeram até foto da caderneta de vacinação”, diz.

Há 21 anos formada em enfermagem, Elaine afirma que este foi o momento mais emocionante em sua trajetória profissional. Na noite anterior ao início da campanha de vacinação, a enfermeira diz não ter conseguido dormir direito, preocupada com o êxito do processo. “Fiquei pensando em tudo para nada dar errado”, diz. Com a bagagem de quem coordena campanhas de vacinação da gripe e da epidemia de H1N1 no país, ela relata nunca ter visto uma operação com estrutura semelhante à preparada para a imunização contra a covid-19.