Baleia-jubarte de 8 metros é resgatada no litoral do Equador

O mamífero estava preso a redes de pesca a cerca de 300m da costa, em Playa Camarones; operação de resgate demorou mais de 4 horas

Guardas de uma reserva natual marítima, homens da Marinha e pescadores resgataram nesta quinta-feira (30) uma baleia-jubarte que estava presa a redes de pesca em Playa Camarones, na cidade de Esmeraldas, no norte do país.

Durante quatro horas, eles se revezaram para conseguir cortar as cordas e soltar a jovem baleia, de cerca de 8 metros de comprimento, que estava com as barbatanas laterais e a cauda presas nas redes, a cerca de 300 metros da praia. O animal não se feriu e pôde voltar ao mar aberto.

As baleias-jubarte costumam aparecer no litoral do Equador de junho a setembro, quando migram da Antártida para áreas mais quentes, onde costumam procriar.

“Para retirar as redes precisamos mergulhar junto ao animal, uma situação que tem seus riscos mas dessa vez tivemos êxito”, disseram em um comunicado os guardas Daniel Vera e Geovanny Gallego, da reserva natural Galera San Francisco, que lideraram a operação de resgate.