Governo lançará mais medidas de crédito para pequenas e médias empresas, diz presidente do BC

Campos Neto cita possibilidade de medida provisória ser publicada ainda nesta quinta. Ele diz que o Pronampe, voltado a micro e pequenas firmas, ‘é bom, mas é pouco’.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (16) que o governo pretende anunciar novas medidas para facilitar o crédito para pequenas e médias empresas, de forma a reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus.

Em uma videoconferência, Campos Neto afirmou que uma medida provisória poderia ser editada ainda nesta quinta, com quatro novas medidas. Até a publicação da reportagem, o texto não havia sido publicado no “Diário Oficial da União”.

Segundo o presidente do BC, as medidas que já foram anunciadas são boas, mas insuficientes para suprir a demanda. Como exemplo, ele citou o Pronampe, voltado para micro e pequenas empresas e que já esgotou a capacidade de contratação autorizada.

“O Pronampe é bom, mas é pouco diante do que precisa ser feito. Em face disso fizemos um novo grupo de medidas. Uma MP deve sair hoje. São quatro medidas, todas direcionadas para pequenas e médias [empresas]. Entendemos que é uma medida que vai ter alcance muito bom, porque tem um componente importante de baratear o custo de capital dos bancos”, disse.

Campos Neto não detalhou quais seriam essas quatro medidas.