Líderes do Grupo Mulheres do Brasil destacam participação na construção de políticas públicas

Liderancas qure integram o Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil destacaram a importância da Lei que institui o “Janeiro Branco”, na cidade do Recife, sancionada ontem, pelo prefeito Geraldo Júlio.

A entidade contribuiu efetivamente para que a Capital pernambucana, passasse a integrar a rede de cidades com tal propósito, uma vez que o Projeto de Lei foi encaminhado pela Vereadora Gorette Queroz, em atenção ao pleito do Núcleo Recife, que solicitou a criação de uma legislação específica e da implementação de políticas públicas com tal finalidade.

Sintonizado com esse propósito a entidade realiza ações, defendendo a conscientização da sociedade em relação à causa e atuando efetivamente para minimizar as dores emocionais, através do projeto ACOLHER.

Em janeiro deste ano, o Núcleo Recife promoveu também encontro, no Shopping RioMar, abordando o tema “Saúde Mental, prevenção ao tratamento e adoecimento”. O debate contou com a participação do idealizador da campanha Janeiro Branco, o psicólogo Leonardo Abrahão, que criou a iniciativa há sete anos, em Minas Gerais, além de psicólogos voluntários, técnicos da Secretaria de Saúde do Recife, Profissionais autônomos, integrantes do EA -Emocionais Anônimos, do AA – Alcoólicos Anônimos, universitários da área de saúde mental, entre outras entidades.

“Um dos propósitos do Grupo Mulheres do Brasil é contribuir para a construção de políticas públicas. Estamos muito felizes em poder ajudar e fazer a diferença para parte da população que sofre com suas dores emocionais, desmistificando e acolhendo quem precisa de alento”, enfatizou Roseana.

“A Lei de nº18731/2020, estabelece que todo o mês de janeiro será dedicado a ações educativas para a difusão da saúde mental na cidade. O objetivo é promover o bem-estar, a qualidade de vida e o equilíbrio existencial das pessoas.

Ainda de acordo com a lei, o trabalho educativo deverá ser desenvolvido com a participação de voluntários
da área de saúde, entre outros profissionais.