Real Madrid divulga novas imagens de obras no Santiago Bernabéu, com gramado retirado

Reforma completa um ano e avança após decisão da diretoria de aproveitar pausa do Campeonato Espanhol por conta da pandemia. Clube mandará seus jogos dentro de CT

O Real Madrid divulgou nesta quinta-feira novas imagens da reforma do Santiago Bernabéu. As obras no estádio – que já duram um ano – foram intensificadas com a pandemia do novo coronavírus, aproveitando a paralisação do Campeonato Espanhol. E, com isso, o local apresenta algumas mudanças importantes, como a retirada do gramado e de parte do teto.

O Real vem afirmando que as obras darão origem ao “Santiago Bernabéu do Século XXI”, com um design mais moderno. Uma das grandes mudanças é a mudança da cobertura, que passará a ter uma abertura retrátil sobre o gramado. As fotos divulgadas mostram que boa parte do teto antigo já foi retirado.

Outro elemento que promete chamar a atenção na nova era do estádio são as duas torres de evacuação, que terão rampas, escadas rolantes e elevadores, além de dar apoio à nova cobertura. A estrutura delas já está parcialmente concluída.

Cobertura está em processo de retirada — Foto: Divulgação/Real Madrid

Estão avançadas as obras de construção de um estacionamento subterrâneo onde existia um centro comercial que foi demolido. Serão cinco níveis, que poderão receber cerca de 500 carros, além dos ônibus das equipes participantes.

O Real afirma que a reforma pretende tornar vanguardista o lendário estádio em – construído em 1947 e reformulado em outras oportunidades, em 1955, 1980, 1992 e 2001. O projeto atual existe desde 2013 e foi colocado em prática desde o ano passado.

Parte das arquibancadas está sendo destruída — Foto: Divulgação/Real Madrid

Por conta das obras avançadas no Santiago Bernabéu, o Real Madrid decidiu mandar seus jogos no Miniestádio Alfredo Di Stéfano, que fica dentro do CT de Valdebebas. A decisão de avançar as obras foi tomada pela diretoria diante da ausência de público nos jogos na retomada de La Liga, por conta da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a imprensa espanhola afirma que há a possibilidade das rodadas finais poderem receber fãs, com limite de 30% da capacidade das arquibancadas. O projeto inicial previa que o Real Madrid não deixaria de jogar no estádio durante a reforma, que deve ser concluída para a temporada 2022/23.