Com teste nesta terça, Mercedes aciona motor de carro que será usado em Silverstone; veja e ouça!

Equipe alemã e Ferrari colocarão pilotos na pista para recuperar forma, já que última vez que guiaram F1 foi na pré-temporada de Barcelona, em fevereiro

Em preparação ao teste que conduzirá nos próximos dois dias, em Silverstone, a Mercedes ligou o motor do W09 (carro de 2018) nesta segunda-feira, na Inglaterra. Veja e ouça no vídeo abaixo.

Mercedes aciona motor de carro de 2018 para testes

Mercedes aciona motor de carro de 2018 para testes

O treino de dois dias, anunciado semana passada, será realizado para afinar os procedimentos de corrida, tanto por parte dos pilotos quanto do pessoal de garagem, após meses de pausa por causa da pandemia de coronavírus.

Assim, o time escalou Valtteri Bottas para guiar na terça-feira, e Lewis Hamilton para comandar o carro na quarta, algo que ambos não fazem desde os testes de pré-temporada em Barcelona, ainda em Fevereiro.

Testes só com “carro velho”

Vale ressaltar que o regulamento não permite testes com os carros atuais durante a temporada. Contudo, o uso de modelos “velhos”, ou seja, de no mínimo três temporadas para trás, é permitido. E o modelo escolhido pelo time foi o W09, o carro com o qual Hamilton foi pentacampeão em 2018. Portanto, tudo dentro das normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Lewis Hamilton no GP do Japão de 2018 — Foto:  Clive Mason/Getty Images

Lewis Hamilton no GP do Japão de 2018 — Foto: Clive Mason/Getty Images

Ainda de acordo com o regulamento, os carros precisam ter as mesmas especificações que tinham no ano em que disputaram o campeonato, além de pneus feitos especialmente para testes (para que o time não se beneficie de informações obtidas nos treinos). A equipe precisará seguir os procedimentos comuns a esse tipo de teste, informar a FIA sobre os carros usados, os pilotos, a natureza do teste, o tempo de duração e o propósito do experimento.

Site da F1 diz que Ferrari também realizará teste

Segundo o site oficial da categoria, a Ferrari também realizará o mesmo tipo de treino nas próximas semanas. Ainda não se sabe data e loca, mas a probabilidade é que seja em alguma pista da marca na Itália, como Fiorano ou Mugello.