Globo de Ouro estabelece novas regras para filmes de língua estrangeira

A HFPA (Hollywood Foreign Press Association) anunciou hoje alterações temporárias nas regras para o 93º Globo de Ouro devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, os filmes da categoria de língua estrangeira poderão ser lançados fora de seu país de origem, com lançamentos em redes de streaming, canais de televisão e canais de assinatura ao invés da estreia nos cinemas.

Além de disponibilizar, por link ou em DVD, o filme para o comitê do evento. No ano passado, os filmes de língua estrangeira que concorriam à premiação precisavam ser lançados em seu país de origem no período de 15 meses — de 1º de outubro a 31 de dezembro do ano seguintes — antes do prêmio. Devido a pandemia do no vo coronavírus, a HFPA suspendeu esses critérios para o evento de 2021.

Agora, os lançamentos de filmes de língua estrangeira que desejam concorrer ao prêmio podem ser lançados a partir do dia 15 de março até a data que a HPFA determinar. Essa nova data será definida a partir da reabertura dos cinemas no país de origem do filme. Os filmes também poderão ser lançados em qualquer país, sem ser o de origem, em qualquer formato — como em streamings, canal a cabo com assinatura, transmissão de televisão, entre outros.

As novas regras temporárias exigem que: “os filmes em língua estrangeira que tiveram uma boa exibição teatral planejada para começar em seu país de origem durante o período de 15 de março até uma data a ser determinada pelo HFPA quando os cinemas naquele país geralmente reabrem, em vez disso, pode ser lançado em qualquer país, em qualquer formato (por exemplo, um formato de filme, como nos cinemas ou no pay-per-view ou em um formato de televisão, como serviço de streaming de assinatura, canal a cabo de assinatura, transmissão de televisão etc.) serão elegíveis para os prêmios de cinema em língua estrangeira do Globo de Ouro”.