Família de Stephen Hawking doa seu respirador pessoal a hospital para combate à Covid-19 no Reino Unido

Equipamento foi adquirido pelo astrofísico durante a vida para contribuir com a luta que ele mesmo travava contra a esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.

A família do astrofísico britânico Stephen Hawking doou seu respirador ao hospital de Cambridge que o tratou para ajudar na luta contra a pandemia de Covid-19. Nesta quarta-feira (22), a filha do cientista, Lucy Hawking formalizou a doação para o serviço nacional de saúde pública do Reino Unido (NHS).

O equipamento foi levado ao Royal Papworth Hospital de Cambridge, mesma instituição que cuidou do pesquisador até sua morte, aos 76 anos, em 14 de março de 2018. Hawking tinha, desde a juventude, uma doença degenerativa.

Após a morte do físico, a família devolveu ao hospital todo o equipamento respiratório que o sistema público de saúde havia emprestado. Lucy relembrou, por meio de um comunicado, que o NHS proporcionou a seu pai um apoio médico “brilhante, dedicado e compassivo”

Mas Hawking também comprou algumas máquinas, explicou a filha. “Agora estamos entregando ao NHS com a esperança de que ajudem na luta contra a Covid-19”. Ela ainda disse que, se estivesse vivo, seu pai estaria na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus.

A doação acontece no momento em que o Reino Unido, que se viu gravemente afetado pela pandemia de coronavírus com mais de 17 mil mortes registradas apenas em hospitais, sofre com a falta de equipamentos médicos necessários para enfrentar a crise de saúde.