Volkswagen também suspende produção no Brasil por combate ao coronavírus

Ford e Volvo Caminhões também anunciaram parada nesta quinta, 19.

A Volkswagen anunciou que vai suspender atividades de todas as suas fábricas no país a partir da próxima segunda-feira (23), por 3 semanas.

A medida visa preservar a saúde de seus empregados e familiares em decorrência do avanço da epidemia de coronavírus, segundo comunicou a montadora.

Mais cedo, Ford e Volvo Caminhões anunciaram paradas pelo mesmo motivo. Elas se juntam a General Motors, dona da Chevrolet e líder de mercado, e à Mercedes-Benz (carros, caminhões e ônibus), que anunciaram medidas semelhantes durante a semana.

Vice-líder em vendas de carros, a Volkswagen produz carros em São Bernardo do Campo (SP) — unidade Anchieta —, Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Segundo a montadora, empregados da área administrativa continuarão em trabalho remoto e os empregados da linha de produção terão folgas administradas por banco de horas até 30 de março. Depois, estarão em férias coletivas por duas semanas.

Ford

Na Ford, a parada será em todas as suas fábricas na América do Sul. Na próxima segunda a produção será suspensa em Camaçari (BA), Taubaté (SP) — onde produz motores e transmissão — e também na fábrica da Troller, em Horizonte (CE). Na quarta-feira (25), será paralisada a produção em General Pacheco, na Argentina.

A Ford afirmou que a decisão “tem como objetivo principal manter os funcionários em segurança e ajudar a limitar a propagação do vírus, além de ajustar os volumes de produção à redução na demanda dos consumidores gerada por essa situação sem precedentes”.

A data prevista para o retorno das atividades é diferente para Brasil e Argentina. As unidades brasileiras devem retomar os trabalhos em 13 de abril. Já a fábrica argentina deve ter a operação reativada em 6 de abril.

A Ford, porém, não afirmou se vai colocar os funcionários em férias coletivas.

Volvo

A Volvo anunciou, também nesta quinta-feira, que vai dar férias coletivas para os 3,7 mil trabalhadores de sua fábrica de caminhões e ônibus em Curitiba.

Os funcionários ficarão afastados de suas atividades por quatro semanas, a partir do dia 30 de março.

GM e Mercedes

A GM vai colocar todos seus funcionários de produção férias coletivas entre os dias 30 de março e 12 de abril. A empresa tem unidades em São José dos Campos, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC).

A Mercedes-Benz também informou que vai dar férias coletivas para os funcionários das fábricas de São Bernardo do Campo, Iracemápolis (SP) e Juiz de Fora (MG). A medida vale entre os dias 30 de março e 21 de abril.