Doria fecha todos os shoppings da região metropolitana de SP

Medida vale até o dia 30 de abril e não se aplica, por enquanto, a cidades do litoral e interior do Estado.

O governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) o fechamento de todos os shoppings da região metropolitana até o dia 30 de abril. A medida deve entrar em vigor até a próxima segunda-feira (23) e, por enquanto, não se aplica a cidades do litoral e interior do Estado. 

“A orientação do governo do Estado de São Paulo é o fechamento dos shoppings na região metropolitana de São Paulo até 30 de abril. Os shoppings deverão ser fechados ao longo dos próximos dias, seguindo a orientação dos administradores dos shoppings. Eles poderão fazer isso gradualmente, desde que na segunda-feira da próxima semana eles estejam fechados”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen afirmou na coletiva, ao lado de Doria, que a medida de fechamento dos shoppings foi dialogada com o setor levando em conta o bem-estar da população. “O foco é o combate ao coronavírus”, disse. 

A partir da próxima semana, as escolas públicas de São Paulo também devem estar fechadas. 

Na última terça-feira (17), a capital paulista registrou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. O governo de São Paulo investiga se outras quatro mortes foram causadas também pela covid-19. Durante esta manhã, foram confirmados 301 casos de contaminação pelo vírus pelas secretarias estaduais de Saúde.

A primeira vítima do coronavírus era um homem de 62 anos com histórico de diabetes e hipertensão, mas que teve transmimssão comunitária – não viajou recentemente. Ele teve os primeiros sintomas no dia 10 de março e foi internada quatro dias depois.