Para rivalizar com o novo Mundial de Clubes, Uefa estuda renovar torneio de pré-temporada

A International Champions Cup (ICC) ocorre desde 2015, mas a proposta é revitalizar o torneio. Presidente da entidade, Aleksander Čeferin, diz que Copa da Liga Inglesa pode ser um entrave para as datas.

A Uefa discute a proposta de expandir a International Champions Cup (ICC), tradicional torneio de pré-temporada disputado pelos principais clubes do mundo, com o objetivo de rivalizar com o novo Mundial de Clubes proposto pela Fifa, que vai ter sua primeira edição em 2021. De acordo com o jornal New York Times, as conversas estão adiantadas e alguns clubes europeus se reuniram com o americano Stephen Ross, dono da empresa que financia a ICC, a Relevent Sports, para discutir a proposta.

Apesar de planejar a expansão do torneio de pré-temporada, a Uefa não está disposta a organizar a competição, de acordo com o jornal britânico Daily Mail. Isso ficaria a cargo de Ross e da Relevent. Uma das contrapartidas do americano é aumentar a relevância da ICC. Com isso, o sistema de participação não seria mais por convites, mas sim pela posição dos clubes nos torneios domésticos na temporada anterior.

O formato proposto é similar àquele indicado pela Fifa no novo mundial de clubes: grupos de três times cada, seguido de uma fase de mata-mata. A princípio, a competição seria sediada nos Estados Unidos, mas com possibilidade de se estender para a Ásia nos anos seguintes.