iPhone 12 deve estrear processador digno de MacBook

O iPhone 12, previsto para este ano, pode vir equipado com processadores A14 com performance comparável ao MacBook Pro de 15 polegadas. Essa janela de desempenho colocaria o processador no mesmo patamar de alguns dos chips mais poderosos da Intel para notebooks, além de consumir menos energia. A possibilidade foi levantada por Jason Cross, colunista especializado em produtos da Apple do site Macworld.

Segundo Jason, o ponto principal que daria à Apple a possibilidade de produzir um processador para celulares análogo a um chip usado num laptop está na migração para um processo de manufatura de 5 nanômetros (nm). Atualmente a Apple utiliza a arquitetura de 7 nm nos processadores A13.

De forma resumida, o processo de manufatura do processador informa a medida de distância que existe entre componentes internos do chip. Quanto menor essa distância, mais componentes cabem no interior do chip (o que explica o ganho de performance), além de ter impacto no consumo de energia.

Espera-se que o processo de 5 nm permita que um processador tenha 80% mais componentes lógicos (elementos como os transistores, que são acionados ou desligados para realizar o processamento). Na prática, isso se traduz em um processador que pode rodar 15% mais rápido que um equivalente de 7 nm consumindo a mesma energia, ou então rodar na mesma performance, mas gastando 30% menos.